Inviolável Toledo em prol da sustentabilidade

12 de setembro de 2019

Com o intuito de reduzir o descarte, gerar economia e contribuir com o meio ambiente, a Inviolável de Toledo ( PR) lançou a ação “Adote seu Copo”.

O projeto propõe substituir todos os copos plásticos pelos copos retornáveis oferecidos pela Franqueadora, dos 35 anos da Inviolável. Essa atitude prevê reduzir o uso de até 3 mil copos plásticos por mês.

De acordo com o gerente da unidade, William Fernandes, a ação faz parte de uma campanha interna. “O objetivo é conscientizar sobre a importância de práticas sustentáveis no dia a dia”, pontua.

O impacto do copo plástico no meio ambiente

Estima-se que são consumidos no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).

Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, chegando a levar mais de 450 anos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mais de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todo os anos . Esse dado só reforça a importância de colocar em prática ações sustentáveis e, assim, garantir o futuro do planeta e das próximas gerações.

Fonte: Impacto Ambiental