Os gestores da Inviolável acompanhados do comandante geral do Paraná, Péricles de Matos, e do consultor da área de compliance, Fernando Guiné (Nando).
Os gestores da Inviolável Irati e Guarapuava (PR), Marcielo e Cledemar Mazzochin, participaram da prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados pela Polícia Militar do Paraná durante o ano de 2019.
O evento contou com palestra do comandante geral do estado, Péricles de Matos, que prestou contas para a classe empresarial e sociedade civil. De acordo com os dados apresentados, os índices de criminalidade no Paraná tiveram uma significativa redução: homicídio doloso (-31,7%), roubo (-18,1%), furto (-11,9%), roubo de veículos (-27,5%), furto de veículos (-11,2%), roubo em ambiente público (-14,9%), furto em ambiente público (-9,4%), roubo à residência (-25,9%), furto à residência (-10,6%), roubo a comércio (-25,8%), furto a comércio (-4%) e roubo em transporte público (-24,2%). Ao todo, 10.885 veículos foram furtados/roubados. Desses, 6.713 (62%) foram recuperados.
Além dos dados citados, também foram apresentados os resultados operacionais da PM. Ao todo, foram 2.559 armas de fogo apreendidas, 299,27kg de cocaína apreendida, 32.660,80kg maconha apreendida e 222,15kg crack apreendido. Isso, demonstrou um aumento de 5,9% do tráfico e redução de 9,4% de usuários.
De acordo com Cledemar, estar presente nessa ação foi muito importante, pois fortaleceu a proximidade e a valorização da PM, que apoia o setor de segurança no cumprimento de seu papel. Além disso, foi uma forma de prestigiar de perto o bom trabalho realizado pela Polícia Militar. “Sempre que se consegue reduzir índices de criminalidade toda a sociedade ganha. Hoje, no estado do Paraná inteiro, estamos vendo esses índices sendo diminuídos pela eficácia das ações das autoridades competentes, ou seja, a polícia”, pontua.
O gestor da Inviolável Guarapuava comenta ainda, sobre a importância do trabalho em sintonia realizado pela PM e Inviolável. “Muitas ações precisam ser feitas para concluir nosso trabalho, em especial quando há um arrombamento ou tentativa. Nesses casos, precisamos da ação da polícia, pois ela tem o poder legal para realizar a prisão, recuperação de roubos, etc. Por isso, não somente a Inviolável, mas todo o setor de segurança privada e/ou eletrônica tem que trabalhar em sintonia com a autoridade policial”, explica.
Dados referentes ao primeiro semestre de 2019
O comandante Péricles de Matos apresentou os resultados.